O que é o treino HIIT?

O treino HIIT (High Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade é um dos melhores treinos para perda de massa gordura. Este treino pode variar de acordo com o objetivo de cada pessoa, isto é a quantidade de séries, tempo de execução e descanso podem ser diferentes. Normalmente, é indicado que o exercício realizado em alta intensidade deva ser executado por cerca de 30 segundos a 1 minuto e de seguida o atleta deve realizar um repouso de menos tempo, que pode ser passivo (parado) ou ativo onde pode realizar o exercício mas com uma baixa intensidade. 

Este tipo de treino consiste em que a pessoa esteja acima dos 80/90% da frequência cardíaca máxima, sendo assim o corpo precisa receber mais oxigênio para realizar a atividade, o que tem como consequência o aumento do metabolismo. Apesar de ser mais utilizado nos treinos aeróbicos, principalmente corrida, ciclismo ou natação por exemplo, o HIIT também pode ser aplicado para os exercícios anaeróbicos, como a musculação. 

Existem vários benefícios em realizar este tipo de treino, como diminuição da massa gorda, ajuda a controlar a fome (o HIIT reduz a produção da grelina e leptina, as hormonas da fome), melhoria na capacidade cardiorrespiratória, diminuição da glicose no sangue contribui para uma melhoria nos níveis do Colesterol, ajuda no ganho de massa muscular e de força.

Todas as pessoas podem realizar este tipo de treino, desde que não tenha nenhum tipo de problema de saúde que o impeça de o realizar, seja problemas cardiovasculares ou articulares por exemplo, nesses casos (problemas articulares) podem sempre ser modificados, com exercícios com pouco impacto.

O treino HIIT pode ser realizado até 3 vezes por semana, depende do objetivo de cada um, mas deve haver sempre um descanso de 48h para o corpo recuperar, principalmente se fizer um treino em que trabalhe vários músculos diferentes.

O atleta pode saber a sua frequência cardíaca através de um cardiofrequencímetro ou através dos seus batimentos cardíacos. Para saber qual é a sua frequência cardíaca máxima pode sempre utilizar uma fórmula, a Fórmula de Tanaka FCM = (208 – (0,7 x idade)).

O HIIT pode ser realizado individualmente ou em grupo, como é um treino intenso e a sua execução é realizada rapidamente é importante saber a técnica de cada exercício, pois se a técnica for mal feita a curto ou a longo prazo pode aparecer lesões articulares ou até musculares.

O Treino Intervalado de Alta Intensidade como podemos ver é um treino que traz inúmeros benefícios, não é necessário fazer sempre o mesmo tipo de treino para por exemplo perder massa gorda ou seja fazer sempre o cárdio numa máquina ou só musculação, aqui podemos variar e fazer treino aeróbico com treino de musculação por exemplo, onde podemos incluir vários tipos exercícios. 

Os treinos podem ser variados, existem vários métodos de treino que podem ser realizados, que fazem bem à saúde e que trazem benefícios ao nosso organismo.

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander