Exercício Físico e Osteoporose

Osteoporose é uma doença esquelética devido a uma baixa densidade mineral óssea e mudanças na microarquitetura do osso que aumentam a suscetibilidade óssea.

A Osteoporose pode ser classificada em primária (Tipo I e Tipo II) e secundária. Na osteoporose primário tipo I ou pós menopausa existe uma diminuição dos níveis de estrogênio, fazendo assim que ocorra uma maior atividade de osteoclastos. Na osteoporose primária tipo II, pode ocorrer uma diminuição de osteoclastos ou aumento, até pode ocorrer ao mesmo tempo estes 2 fatores. A osteoporose secundária ocorre devido a processos inflamatórios, como a artrite reumatoide, entre outras.

O exercício físico ajuda a reduzir o risco de fraturas osteoporóticas ao melhorar o crescimento e desenvolvimento, diminuindo assim a taxa de perda óssea com o envelhecimento e a redução do risco de quedas através dos benefícios músculos, ou seja ganho de força, ganho de equilíbrio, agilidade e coordenação.

Até aos 20 anos existe um ganho de massa óssea, dos 20 aos 30 anos ocorre um equilíbrio, a formação e reabsorção óssea, já a partir dos 30 anos existe uma perda óssea que consoante o envelhecimento vai piorando.

Os indivíduos, podem realizar todo o tipo de exercícios, não existem contraindicações.

Os exercícios devem ser de intensidade moderada para que não causem dor, realizar treinos com pouco impacto, exercícios que não causem torção, flexão ou compressão da coluna, em indivíduos com maior risco de quedas devem realizar exercícios que façam com que diminua esse risco.

O treino de força é essencial para pessoas com osteoporose, pois faz com que haja um aumento de massa muscular e, devido a isso um aumento da densidade óssea, o treino aeróbico ajuda a manter e melhorar a capacidade cardiovascular, pois vai existir um aumento de consumo de oxigénio e também um aumento do débito cardíaco.

O Exercício Físico traz benefícios, traz saúde e traz alegria.

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander