O sistema WB – EMS

O sistema WB – EMS (whole body – electro.myo.stimulation) funciona tal como o nome indica como o um sistema artificial de estimulação muscular, através de impulsos eléctricos controlados por um técnico e que pode ser utilizado no corpo todo!

O sistema precisa de um colete com eletrodos colocados sobre os grupos musculares mais superficiais (peito, glúteo, abdominal..), de uma bateria colocada à cintura como uma bolsa e por fim do tablet através do qual o PT define o programa utilizado e controla a intensidade dos estímulos.

Toda a sessão de treino pode ser realizada sem pesos e mesmo sem recorrer a outros equipamentos. Precisa apenas de um espaço de 2×2 m para praticar e leva apenas 20 minutos por sessão de treino!

O colete de electroestimulação permite que esta sessão de 20 minutos seja tão eficaz como uma sessão tradicional mais prolongada e além disso simplifica bastante os exercícios a realizar, pois a “carga” é aplicada diretamente no músculo, poupando a articulação a esforços desnecessários.

Desta forma podemos de forma simples e segura dar resultados a todos! Principalmente a quem tem mais dificuldade para se orientar no ginásio tradicional. seja porque nunca realizou atividade física ou porque traz condicionantes que limitam a prática desportiva (excesso de peso, 3a idade, falta de mobilidade/flexibilidade ou lesões anteriores) a Rapid Fit Well é o sítio certo para chegar onde quer ao ritmo indicado para si.

A nossa 1a sessão é chamada sessão experimental, em parte porque é uma oportunidade para os nossos clientes ficarem a conhecer o método, a casa e os profissionais mas também porque é uma sessão de avaliação por parte do PT. 

Esta é uma avaliação funcional, ou seja, pretende-se conhecer os mecanismos que possam condicionar o movimento de cada indivíduo. Para isto escolhemos um conjunto de movimentos/ exercícios de fácil realização e altamente relacionados com exercícios mais tradicionais.

A grande diferença está na ausência de cargas e na possibilidade de ignorar a força da gravidade. Com EMS a carga é aplicada no músculo e no sentido do movimento. Desta forma poderemos esquecer máquinas com cabos e barras e focar nos nas bolas de pressão.

Utilizamos estas bolas para permitirem, ao apertar, aumentar o tónus muscular e conceder melhor controlo sobre o estímulo involuntário.

Dito isto a nossa sessão experimental consiste em 8 exercícios:

  • Squat
  • Row
  • Flyes
  • Leg Extension
  • Leg Curl
  • Bicep/Tricep Curl
  • Glute Bridge
  • Plank

Este é uma sequência simples e de corpo todo a realizar em pé (exceto os últimos 2) e com as bolas de pressão. 

Podes também realizar esta sessão em casa, mas para que tenha alguma eficácia sem o colete deverão ser realizadas mais séries, com carga externa (ex. halteres) diferenciada para cada grupo muscular e tendo sempre em conta a gravidade! uma trabalheira…  Se quiseres simplificar, podes fazê-lo através da ajuda dos nossos técnicos na Rapid FIt Well.

Alex
Personal Trainer
Rapid Fit&Well
Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander