Papel da Proteína no Treino (Ganhos de Força Muscular).

A proteína é um macronutriente essencial na nossa alimentação, principalmente para quem realiza exercício físico, quer para ganho de massa muscular ou para perda de peso.

O consumo de proteína após o treino de força é a estratégia mais eficaz para induzir o crescimento do músculo, promovendo assim ganhos de massa muscular! E mostra também resultados muito interessantes no que diz respeito ao controle e perda de peso! Mas porquê?

Devemos em primeiro lugar perceber que os nossos músculos são compostos maioritariamente por água e proteína! 

Ao treinar estamos a provocar danos a nível da fibra muscular, ou seja a destruir as proteínas contráteis.

 O período de recuperação, no qual os níveis de sono e de ingestão protéica são altamente importantes é o que permite a reconstrução da fibra muscular mais desenvolvida e apta para suportar mais carga. 

Ora para que este fenómeno de supercompensação aconteça temos de fornecer ao corpo o substrato que o sustenta: Proteína (os blocos de construção do músculo).

Além disso, a ingestão de proteína ajuda bastante na recuperação muscular e na diminuição da sensação de fadiga ou mesmo facilitar a produção de força, levando a um rendimento aumentado e mais resultados.

O papel da proteína no controle de peso tem também sido amplamente reconhecido. O EMAGRECIMENTO segundo a origem da palavra poderá ser visto como aumento da massa magra (onde a massa muscular se inclui). O aumento da massa magra leva a um aumento na TMB (taxa metabólica basal) ou seja na energia que gastamos para conservar funções vitais! O que significa que aumenta o número de calorias gasta sem !esforço e permite a médio prazo o controle de peso e dos parâmetros metabólicos. Ou seja, uma pessoa com maior desenvolvimento muscular terá também tendência para acumular menos gordura. E para o desenvolvimento muscular já vimos acima como a proteína é importante.

Para além disto, sabemos a partir de evidência científica que o tipo de dieta com resultados mais favoráveis é a dieta hiper-protéica na qual aumentamos de forma controlada de proteína reduzindo o consumo dos outros dois macronutrientes. Permite facilitar uma perda de peso com qualidade, na qual não se perde massa muscular!

Por último existe uma relação conhecida entre o consumo de proteína e a sinalização de LEPTINA, a nossa hormona da saciedade. Acontece que para a mesma quantidade ingerida, a proteína comparada com HC ou gordura consegue manter nos saciados por mais tempo levando à redução da ingestão calórica!

Já estás convencido? 

Atenção: A proteína ideal para mim pode não ser para ti. A escolha da proteína e da dosagem deverá ser feita com o apoio de um técnico de nutrição! 

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander