Dia Internacional Sem Dieta

Antes de nos debruçarmos sobre a existência de um dia “sem dieta” consideramos importante fazer uma distinção entre o que é uma dieta e o que é um regime de restrição alimentar!

Sendo assim, Dieta é um termo vastamente difundido como algo a que recorremos para reduzir de peso, ter saúde ou alcançar certos objetivos estéticos através do défice calórico! No entanto, esta deve ser tida como a definição de Restrição Alimentar! 

Na verdade a Dieta não é mais que o conjunto e distribuição das refeições de um indivíduo, não estando necessariamente associada a um défice calórico, ou seja qualquer regime alimentar é uma dieta! Posso ter uma dieta só de pizza e cheeseburgers? Sim, pois este termo apenas designa a forma como nos alimentamos e não necessariamente se estamos a perder ou ganhar peso ou a comer mais ou menos calorias! 

Dito isto, Dia Sem Dieta não é um “cheat day”! É sim um dia em que procuramos aumentar a promoção da adoção de dietas saudáveis no lugar de restrições alimentares excessivas!

O “cheat day” ou seja o dia para comer de forma programada sem qualquer cuidado, normalmente inserido numa cultura de alta restrição nos restantes dias não está alinhado com os nossos valores de equilíbrio e progressão que aliamos a prática nos centros Rapid Fit&Well.

A experiência mostra-nos que a adequação de uma dieta equilibrada, ajustada ao dia a dia e com espaço para aquilo que mais gosta funciona melhor na obtenção e na manutenção dos nossos objetivos a longo prazo, assim como na adesão à própria dieta! 

Restrições exageradas muitas vezes resultam na incapacidade de manter os objetivos cumpridos e dificultam bastante o cumprimento das mesmas! E o “cheat day” que surge como uma fuga a estas restrições torna-se não só contraprodutiva grande parte da dieta e exercício, como faz ainda pior: ensina o corpo que o que é bom é o que é mau!! 

Obter objetivos com a nutrição e o treino pressupõe uma mudança de comportamento e por quanto tempo quanto queiramos manter estes objetivos. Qualquer forma de alimentar-se ou treinar hoje deve estar alinhado com os seus objetivos mas também com a sua capacidade de o manter amanhã!

Por isso não convidamos a restrições descabidas nem a dias sem dieta para as compensar! Convidamos sim a prática regular de exercício físico e a alteração da sua dieta para refletir os seus objetivos assim como os seus gostos! Saiba como o fazer num centro Rapid Fit&Well.

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander