Como facilitar a recuperação muscular?

O que é isto de recuperação muscular? Estamos a falar do período pós treino onde o músculo se regenera e que dá lugar a uma adaptação (objetivo do treino). E porquê “facilitar” este processo? Primeiro porque recuperando mais rápido em teoria poderemos treinar mais vezes! Em segundo lugar esta fase está por norma associada aquilo que chamamos “dores musculares”. Estas acontecem porque no treino criamos stress metabólico e tensão mecânica que provocam dano ao nosso sistema músculo-esquelético. Este dano ou stress é visto como saudável e necessário ao processo de desenvolvimento muscular mas não deixa de ser desagradável na fase de recuperação, então o que podemos fazer nestas situações?

Primeiro é importante ter claro que as dores musculares devem ter um pico ao final de 48H e não estranhar estar pior no 2º dia relativamente ao primeiro dia pós treino. Para algumas pessoas e principalmente as destreinadas estes prazos são mais largos!

Depois, a nível de evidência cientifica, o melhor método para diminuir as dores musculares e facilitar a recuperação é a massagem! Outros métodos eficazes envolvem a suplementação através de proteína, crioterapia ou EMS passivo (como fazemos aqui na RFW na fase de relaxamento depois de cada sessão).

Mas, e se não tiver nada disso “à mão”?

Poderemos nesse caso utilizar uma estratégia amplamente utilizada no treino desportivo, de custo zero e recheada com outros benefícios adicionais?

Sim, estamos a falar de recuperação ativa, ou seja em vez de parar tudo, vamos procurar utilizar um esforço Cardiovascular de Intensidade Moderada-Leve de forma a promover a circulação a todo o nosso corpo e dessa forma aumentar o aporte de nutrientes e oxigénio aos nossos músculos! Este método para alem de bastante estudado e de acordo com os conhecimentos atuais da fisiologia é extremamente fácil de aplicar: uma sessão de caminhada rápida ou corrida lenta entre 20 a 40 min no dia após a sua sessão de força ou EMS!

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander