Hoje vivemos tudo “á nossa frente”.

Grande parte do nosso dia é passado no telemóvel, computador ou a conduzir.

Estas atividades que somadas compõem muitas vezes mais de 8h do dia tem algumas coisas em comum: estão situados à nossa frente perto e normalmente abaixo da linha de visão e requerem a nossa atenção visual.

Desta forma, quando a utilização é frequente ou prolongada no tempo, tem tendência para facilitar a o avançar da cabeça em relação à linha dos ombros e também a deslocação dos ombros para frente criando uma postura de ombros arredondados e cabeça anteriorizada.

Este tipo de postura limita a força e a mobilidade, pois, está também associada a desequilíbrios musculares causados pelas posições mantidas ao longo do tempo. Pode também causar dores a nível da cervical, ombros ou mesmo na coluna.


O que pode ser feito?

Nos momentos de trabalho evitar posições repetidas por longos períodos de tempo e, procurar levantar a cada hora pelo menos 1x para aliviar posição.

Procura que a mesa de trabalho e a cadeira sejam ajustáveis e que o ecrã seja colocado na linha dos olhos.

Realizar exercício físico regular para combater os desequilíbrios musculares. O foco deve estar em recuperar a amplitude de movimento e ensinar a estabilizar o ombro, omoplata e braço e depois em desenvolver a musculatura posterior, responsável por manter uma posição alinhada e fora de compensações. Pode também ser interessante alongar os músculos anteriores como os Pequeno e Grande Peitoral. 

Para isso recomendamos trabalho de mobilidade e estabilidade associada a treino de força realizado com tecnologia EMS. Esta permite remover os constrangimentos e treinar movimentos simples e sem cargas adicionais escolhendo os grupos musculares que queremos dar primazia para desenvolver.

Alexandre Lourenço
Personal Trainer
Rapid Fit&Well