Existem diferentes razões pelas quais as “articulações estalam”. Neste artigo descrevemos as 3 causas mais comuns:

  1. Libertação de gases/vácuo: líquido sinovial o qual age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigénio, nitrogênio e o dióxido de carbono. Quando estala ou dobra uma articulação, estica a cápsula articular. O gás é libertado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento.
  2. Movimento das articulações, tendões e ligamentos: Quando uma articulação se move (como uma dobradiça), algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento, dependendo da angulação. Pode-se ouvir um estalo quando o tendão retorna à sua posição original.
  3. Superfícies ásperas: As articulações artríticas fazem sons causados pela perda de cartilagem lisa e, devido à rugosidade da superfície articular começa a crepitar. Conhecemos esse processo como condropatia e em alguns casos, se não for tratado, pode evoluir para um desgaste articular severo gerando dor.


Os estalos são prejudiciais?

Se sentir dor quando as articulações estalam, então deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulações, os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver danos graves.

Mas sabemos que todo o excesso, por mais que não seja doloroso, pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido à repetição do movimento.

Portanto, estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos considerar procurar um especialista, assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os sons.

Rafael Santos
Personal Trainer
Rapid Fit&Well