Flexibilidade e Alongamento

Muitos não sabem, mas a flexibilidade e o alongamento são conceitos diferentes, mas estão relacionados.

A flexibilidade é a amplitude máxima de uma articulação ou conjunto de articulações, quantifica-se através de unidades angulares (graus ou radianos) e o alongamento é o aumento de comprimento dos tecidos no ato de um alongamento, quantifica-se por unidades de comprimento.


É bastante importante realizar treinos de alongamentos e ou flexibilidade, traz bastantes benefícios como melhoria da condição física, alívio de dores musculares e cãibras, relaxamento muscular, diminuição do stress, consciencialização corporal, melhoria na postura, entre outros.

A flexibilidade pode ser ativa ou passiva e estática ou dinâmica e assistida (ou seja, por manipulação externa). Pode também ser específica (uma única articulação ou geral várias articulações) e o alongamento pode ser local (alongamento de um só músculo) ou regional (alongamento de uma cadeia de músculos).

Existem vários fatores que podem afetar a flexibilidade, fatores estruturais como músculo, pele ou até o tecido ósseo e fatores como morfologia, género, etnia e genética, por exemplo. Muitas pessoas pensam que realizar um treino de força e de seguida realizar alongamentos reduz as dores musculares, é um mito, estudos dizem que até pode potenciar mais as dores.

Também existem várias dúvidas em relação aos alongamentos durante o treino de força, os alongamentos dinâmicos devem se feitos antes do treino de força, com uma velocidade moderada e o alongamento estático é aconselhado realizar no final do treino.

A flexibilidade deve ser treinada no mínimo 2 a 3 vezes por semana, até existir algum desconforto, durante 30 segundos, deve ser feito no mínimo 1 a 2 séries e 2 a 4 exercícios por grupo muscular.

A respiração é bastante importante no treino de alongamento, expirar controladamente quando se aumenta a amplitude e inspirar quando se sai da posição.

O excesso de treino de flexibilidade pode resultar num aumento da amplitude articular anormal, sendo assim devemos ter consciência do que fazemos e ouvir o nosso corpo.

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander