Exercício e Hipertensão

A pressão arterial é a força que o sangue faz sobre a parede das artérias durante a sua circulação e resulta em duas medidas, a sistólica que mede a força com que o coração se contrai e “expulsa” o sangue do seu interior e a diastólica que diz respeito à medição da pressão quando o coração relaxa entre cada batimento.

A hipertensão caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais. A pressão arterial deve estar abaixo dos 140 mmHg Sistólica e abaixo de 90 Diastólica mmHg.

A Hipertensão arterial é responsável por 95% das doenças cardiovasculares e mortalidade prematura. Esta doença pode ser causada por sedentarismo, stress, excesso de peso, colesterol elevado, alto teor de sal na comida, entre outras.

O exercício físico tem efeitos muito favoráveis no tratamento da hipertensão com a ajuda também da medicação. É importante ter uma prescrição médica de como pode realizar exercício, até porque se os valores forem bastante altos, com exercício podem subir ainda mais, por isso é importante realizar um treino acompanhado por um profissional, pois este irá prescrever um treino de acordo com as suas necessidades.

Como resposta imediata ao exercício, a pressão arterial tende a baixar a seguir ao treino, a chamada hipotensão pós-exercício, acontece também com normotensos, ou seja, pessoas com valores normais, com um maior efeito em hipertensos, o efeito pode durar até 22 horas depois do treino. Este efeito hipotensor e protetor cardiovascular do exercício regular, deve-se a adaptações neuro hormonais e estruturais a nível do vaso, músculo e adipócito. Vai depender de cada pessoa, de tipo de treino etc.

O exercício físico a longo prazo, ajuda a melhorar a qualidade de vida e a saúde, ajuda na perda de massa gorda, consequente perda de peso, ajuda na perda de gordura visceral que está bastante relacionada com problemas cardiovasculares, nomeadamente o aumento da pressão arterial.

O treino cardiovascular deve ser feito 4 a 5 vezes por semana, com intensidade moderada, pelo menos 30 minutos e, o treino de força deve ser realizado 2 a 3 vezes por semana, realizar o exercício 2 a 3 séries e 8 a 12 repetições, evitar exercícios com impulsão (saltos), com bastante mudança de posições e exercícios em cima do nível da cabeça.

O exercício físico é bastante importante, onde ajuda a nossa saúde.

Carolina
Personal Trainer
Rapid Fit&Well

Adoro andar no Rapid Fit Well tem uma equipa espetacular, e sinto resultados verdadeiros! Obrigado!
Joana Sousa
Funcionária Santander